A gigante global do agronegócio Cargill e a organização da sociedade civil internacional Solidaridad uniram forças em cinco países. O objetivo é auxiliar produtores de soja e óleo de palma. Eles visam melhorar práticas climáticas e de uso da terra, buscando, assim, um aumento na renda.
O programa de três anos atingirá cerca de 3.400 agricultores na América Latina e na Ásia, conforme anunciado pela Cargill em 21 de setembro.
Inicialmente, o programa de US$ 4,6 milhões se concentrará em produtores de soja e óleo de palma em cinco países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Malásia e Paraguai.
O apoio oferecido compreenderá várias áreas. Isso incluirá treinamento em boas práticas agrícolas. Além disso, haverá suporte para que os agricultores obtenham certificações de sustentabilidade. O objetivo é aumentar a produtividade. Além disso, proporcionará acesso ao mercado. Por fim, promoverá o uso responsável da terra e da água. Essas informações foram fornecidas pelas empresas.
Embora a Cargill e a Solidaridad tenham trabalhado juntas por mais de uma década em nível regional e local para aumentar as práticas sustentáveis e fazer parcerias com agricultores visando melhorar os meios de subsistência e, ao mesmo tempo, conservar os recursos naturais, elas afirmaram que a nova parceria permitirá que elas dediquem mais recursos ao programa de trabalho com agricultores.
Fonte: Oils & Fats International