Os preços do óleo de palma da Malásia aumentaram, porque, como resultado, as expectativas de aumento da demanda de biodiesel em resposta ao aumento nos preços do petróleo bruto e à turbulência no Oriente Médio. Isso fez com que o contrato de referência do óleo de palma para entrega em dezembro na Bursa Malaysia Derivatives Exchange subisse 0,22%, fechando em 3.608 ringgit/tonelada (cerca de US$ 762,95/tonelada).
Por conseguinte, a alta do petróleo bruto gerou expectativas de aumento na demanda por óleo de palma. Isso tornou o óleo de palma mais atrativo para a produção de biodiesel. Vários fatores limitaram, no entanto, o aumento dos preços do óleo de palma.
- Fraqueza nos valores do óleo vegetal na China devido aos feriados públicos chineses, levando a ajustes no lado negativo do mercado de óleo vegetal.
- Desaceleração na demanda de importação da Índia, um dos principais compradores de óleo de palma.
- A expectativa de aumento dos estoques de óleo de palma na Malásia, que podem atingir o nível mais alto desde outubro do ano anterior.
- Uma queda de 26% nas importações de óleo de palma da Índia em setembro devido aos estoques recordes existentes.
Em resumo, enquanto o óleo de palma da Malásia foi influenciados positivamente pela expectativa de aumento da demanda de biodiesel devido aos valores mais altos do petróleo bruto, vários fatores limitaram essa alta, incluindo fraqueza nos preços do óleo vegetal na China e desaceleração na demanda de importação da Índia, além da perspectiva de aumento nos estoques de óleo de palma na Malásia.
Fonte: Oils & Fats International