Os embarques de grãos no sistema do rio Mississippi estão sendo afetados pela queda dos níveis de água, de acordo com um relatório da World Grain.
A queda dos níveis na principal hidrovia dos EUA está causando problemas. Isso está elevando custos e prolongando o transporte de grãos até o Golfo do México para exportação, conforme um relatório de 26 de setembro.
Cerca de 60% das exportações de grãos dos EUA são transportadas pelo sistema fluvial, cujos níveis caíram desde junho, de acordo com o relatório.
No ano passado, a hidrovia enfrentou severa seca, atingindo os níveis mais baixos. Como resultado, houve fechamentos e restrições no rio. Isso durou mais de 40 dias, gerando incerteza de preços em toda a cadeia de suprimentos, conforme relatou a World Grain.
Este ano, as correntes de carga e os tamanhos de reboque foram menores. Isso causou atrasos de dois a três dias, conforme indicado no Relatório de Transporte de Grãos de 22 de setembro do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Citando o relatório, a Freightwaves informou que o USDA disse que os movimentos de barcaças transportando grãos na semana que terminou em 16 de setembro totalizaram 129.900 toneladas. Isso representou uma queda de 25% em relação à semana anterior. Além disso, foi 38% menor em comparação com o mesmo período de 2022. As condições de seca também desaceleraram o transporte no rio.
Condições de seca afetam transporte de grãos na hidrovia do Mississippi nos EUA
Em termos de movimentos de barcaças, isso significou que 82 barcaças desceram o rio, um declínio de 25 em uma semana, segundo o relatório de embarque de grãos.
Com uma perspectiva limitada de mais umidade. Não se espera que as condições melhorem muito antes do final do ano. Os níveis dos rios podem cair para perto dos mínimos recordes observados no final do ano passado. Essa previsão vem de Drew Lerner, meteorologista agrícola sênior da World Weather.
“Acho que estaremos um pouco melhor, mas estaremos lidando com baixos níveis de água até o quarto trimestre”, disse Lerner, segundo a World Grain.
Na seção de 644 km (400 milhas) do Mississippi, do rio Ohio a Jackson, Mississippi, todos os medidores de água estão no limite – ou abaixo – do nível baixo de água. Essa informação é fornecida pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica e pelo Serviço Geológico dos EUA.
“Embora se espere que outubro traga um pouco mais de chuva e temperaturas mais baixas. Isso diminui a evaporação. No entanto, é improvável que a região veja uma grande melhora. Os níveis de água provavelmente permanecerão como estavam ou cairão mais,” disse Lerner.
Esperava-se mais chuvas em novembro na bacia do rio Ohio, mas não seriam tão significativas nas bacias do alto rio Mississippi ou Missouri.
Colheita de trigo no Brasil: Desafios e sucessos em diferentes estados
No entanto, por se tratar de um ano de El Niño, isso geralmente trouxe precipitação acima do normal, disse o relatório da World Grain.
Em resposta aos níveis mais baixos de água, os operadores de barcaças tomaram medidas. Isso incluiu restrições no calado e tamanho dos reboques. Essas medidas pressionaram a capacidade e aumentaram a concorrência pelo transporte. Isso, por sua vez, elevou os custos, de acordo com a American Farm Bureau Federation (AFBF).
Entre Cairo, Illinois, e o Golfo dos EUA, os calados de carregamento das barcaças foram 24% menores do que o normal, enquanto os tamanhos dos reboques caíram de 17% a 38%, informou o USDA.
As taxas mensais de barcaças de grãos do Cairo-Memphis subiram de US$ 14,33/tonelada em agosto para US$ 26,66/tonelada em setembro. Esses dados foram fornecidos pelo USDA. Entretanto, comparadas a setembro do ano anterior, essas taxas diminuíram, pois eram de US$ 36,95/tonelada naquele período. Além disso, elas estão consideravelmente mais baixas do que o pico observado em outubro de 2022, quando atingiram US$ 71,40/tonelada.
No meio do rio Mississippi, as correntes de carga caíram 15% e o tamanho do reboque foi reduzido entre St Louis, Missouri, e Cairo. A taxa spot em St Louis aumentou 376%, passando de US$ 8,06/tonelada para US$ 38,34/tonelada, um pouco mais alta que a taxa do ano passado, de US$ 38,10/tonelada.
No ano passado, as taxas de barcaças não reagiram a níveis mais baixos até setembro e outubro, quando as taxas atingiram seus próprios recordes de mais de 2.000% de sua referência subjacente, disse a AFBF.
Com a aproximação da época da colheita, a demanda por transporte de grãos foi menor do que a média, o que reduziu o impacto dos baixos níveis de água sobre os preços até o momento, disse a AFBF.
Fonte: Oils & Fats International