O Parlamento Europeu e o Conselho Europeu chegaram a um acordo provisório. Este acordo diz respeito a novas regras para proibir o marketing enganoso. Além disso, busca fornecer informações mais claras sobre os produtos. A declaração sobre isso está disponível no site oficial.
O acordo atualizou a lista da UE de práticas comerciais proibidas. Também adicionou novas regras sobre greenwashing e obsolescência precoce de produtos, conforme o relatório de 19 de setembro.
“O objetivo das novas regras é proteger os consumidores de práticas enganosas e ajudá-los a fazer melhores escolhas de compra”, disse a declaração.
Antes de se tornar lei em toda a União Europeia (UE), o acordo provisório precisaria passar por uma votação final do Parlamento e do Conselho em novembro, segundo a declaração. Os estados-membros terão 24 meses para incorporar as novas regras à legislação assim que introduzirem a diretriz.
O acordo proibiria estratégias de marketing enganosas, como os rótulos “eco” e “biodegradável”, e alegações ambientais genéricas sem a comprovação de um desempenho ambiental relevante e reconhecido.
Apenas autoridades públicas permitiriam rótulos de sustentabilidade baseados em esquemas de certificação aprovados ou estabelecidos.
De acordo com o acordo, a proibição também se aplicaria a:
- Alegações baseadas em esquemas de compensação de emissões de que um produto tem impacto neutro, reduzido ou positivo sobre o meio ambiente.
A deputada Biljana Borzan afirmou que estão limpando o caos das alegações ambientais, que agora terão de ser comprovadas, e que irão proibir as alegações baseadas na compensação de emissões.
Fonte: Oils & Fats International