Confirmando as previsões anteriores, o final de semana foi marcado por temperaturas elevadas em todo o Brasil. A chegada da primavera está sendo marcada também pelo tempo muito seco, mas até quando a onda de calor vai favorecer temperaturas extremas?
Onda de calor e risco de chuvas no Centro-Oeste: Alerta meteorológico permanece para grandes regiões do Brasil
Para esta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta vermelho em algumas regiões. Isso inclui o norte do Paraná, São Paulo e áreas de Minas Gerais. Também afeta Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Tocantins. O portal Climatempo acrescenta que ainda poderão observar temperaturas entre 40°C e 43°C em Mato Grosso, Goiás e em Mato Grosso do Sul.
De acordo com os dados do modelo Cosmo, em todas essas áreas, as temperaturas máximas podem atingir 40ºC na segunda e terça-feira (26). O modelo prevê que a partir de quarta-feira, as temperaturas máximas podem começar a diminuir. No entanto, ainda devem permanecer acima dos 30ºC em todo Centro-Norte do Brasil.
Segundo a Climatempo, na quinta e na sexta-feira, com o enfraquecimento do sistema de alta pressão atmosférica, causador da onda de calor, algumas pancadas de chuva voltam a ocorrer em todas as áreas do Centro-Oeste do país. As pancadas isoladas, de curta duração, vão ajudar a baixar a temperatura e aliviar o calorão. Há risco de fortes pancadas de chuva ao longo desta semana na região Centro-Oeste.
Novo ciclone extratropical
Já para o Sul do Brasil, a semana começa com a previsão de chuva nos três estados. Segundo a Climatempo entre terça e quarta-feira (26) a formação de um novo ciclone extratropical vai favorecer a formação de nuvens carregadas na região.
“O Rio Grande do Sul encerrou o inverno e começou a primavera sob influência de vários fatores, e a passagem de uma frente fria neste final de semana, combinada com a circulação de ventos, gerou ainda mais combustível para nuvens ainda mais carregadas”, destaca a consultoria.
Com relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê precipitação entre 40mm e 60mm em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina nas próximas 24 horas. Sinaliza ainda que a tendência é que a chuva ganhe intensidade em outras áreas do estado nos próximos dias, mas sem força para avançar para outras regiões do país.
Fonte: Virgínia Alves | Notícias Agrícolas