Na terça-feira (05/09), ocorreram dois eventos de grande relevância. Esses eventos terão um impacto significativo em nosso mercado. Esse impacto será sentido em várias áreas, especialmente no setor de diesel e petróleo. Esses setores são fundamentais para a movimentação de bens e mercadorias. Além disso, desempenham um papel crucial na produção de uma vasta gama de produtos.
O primeiro evento foi o anúncio da Arábia Saudita, de que estenderá a redução na produção de petróleo até dezembro de 2023. A Saudi Press Agency divulgou essa informação, e a medida voluntária de corte de 1 milhão de barris por dia está sendo implementada como parte do acordo estabelecido com a OPEP+ para limitar a oferta até 2024, com o objetivo de estimular os preços. Entretanto, a agência informou que o governo saudita revisará mensalmente a produção do país para o quarto trimestre, a qual será de aproximadamente 9 milhões de barris por dia. Portanto, essa decisão terá um impacto significativo no mercado global de petróleo.
O segundo evento envolve a Rússia, que, embora não seja membro da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), faz parte da OPEP+ e também anunciou uma redução na produção para o mês de setembro. Segundo informações da CNBC, o corte será de 300 mil barris por dia, após um corte de 500 mil barris por dia em agosto.
Mudanças na tributação do diesel: Impactos nos custos logísticos e na indústria do petróleo
No âmbito interno, o governo editou a Medida Provisória 1175/23 em 05 de junho de 2023. A publicação ocorreu no Diário Oficial em 06 de junho do mesmo ano, estabelecendo um prazo de 90 dias.
Essa medida entrou em vigor em 05 de setembro e afetará o custo de aquisição do Diesel S10 e S500, resultando em um aumento de R$0,11 por litro.
A implementação dessa mudança compensou a perda de arrecadação decorrente do programa de incentivo à redução de preços de carros populares, ônibus e caminhões, lançado em junho de 2023.
Para outubro, está previsto mais um reajuste de R$0,03 para compensar a prorrogação do programa de renovação de frota.
A partir de janeiro de 2024, a Receita retomará a cobrança integral do PIS/COFINS, no valor de R$0,35. Esses desenvolvimentos são pontos de atenção, uma vez que terão impacto nos custos logísticos de todos os produtos com os quais trabalhamos.
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Por: Michel Malvasi | Gerente da unidade Palm & Lauric Oils