O Gunvor Group, comerciante global de commodities de energia, formou uma parceria com a empresa de energia europeia Varo Energy para produzir combustível de aviação sustentável (SAF) em Roterdã, na Holanda.
Localizada no site da Gunvor Energy Rotterdam (GER), a instalação teria uma capacidade total de produção de 350 quilos de toneladas/ano, compreendendo aproximadamente 70% de SAF (245 quilos de toneladas/ano), sendo o restante uma mistura de bio-nafta e bio-propano, disseram as empresas em 7 de setembro.
O local oferecerá flexibilidade para alternar entre a produção de SAF e de óleo vegetal hidrotratado (HVO), de acordo com as empresas.
Atualmente, o início da produção estava previsto para o quarto trimestre de 2026.
“Com capacidade de produzir 245 kt/ano de SAF, atenderemos 7% da meta da UE para 2030,” afirmou o CEO da VARO, Dev Sanyal.
O SAF produzido teria, em média, 90% menos emissões de gases de efeito estufa (GHG) em comparação com o combustível de aviação convencional.
De acordo com o site, o Grupo Gunvor também é proprietário da refinaria Gunvor Petroleum Rotterdam (GPR), no Porto de Roterdã. Além da refinaria Gunvor Refinery Ingolstadt (GRI), na Alemanha, e de duas fábricas de processamento de biocombustíveis na Espanha, em Berantevilla e Huelva.
A Varo Energy, empresa sediada na Suíça, tem duas divisões: a primeira compreende a fabricação, o armazenamento, a distribuição e o comércio de energias convencionais. Enquanto a segunda se concentra em energia sustentável e inclui biocombustíveis, biogás, hidrogênio verde, mobilidade elétrica e remoções de carbono baseadas na natureza.
Em fevereiro, a VARO assinou um acordo com a companhia aérea alemã Lufthansa para fornecer SAF a partir de 2026.
Fonte: Oils & Fats International