Imagem: Pixabay
Nesta quarta-feira (26), representantes da Ucrânia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se reunirão em Bruxelas, na Bélgica, para discutir a segurança no Mar Negro.
O encontro ocorre logo após a Rússia se retirar do acordo de grãos e em meio a um alerta emitido hoje pelo Ministério da Defesa do Reino Unido de que a o país euroasiático pode estar preparando um bloqueio naval à Ucrânia na região.
{module Form RD}
“O posicionamento da frota russa foi alterado desde que a Rússia saiu do acordo de grãos do Mar Negro, em preparação para impor um bloqueio à Ucrânia”, informou o ministério em seu boletim diário de inteligência.
“A corveta Sergei Kotov foi deslocada para o sul do Mar Negro, patrulhando a rota de navegação entre o Bósforo e Odesa. Existe uma possibilidade realista de que ela faça parte de um grupo de tarefas para interceptar embarcações comerciais que a Rússia acredita estarem indo para a Ucrânia”, acrescentou.
Nos últimos dias, os ataques russos têm visado instalações de exportação de alimentos da Ucrânia nos portos do Rio Danúbio, próximos à fronteira com a Romênia, país membro da Otan.
Fonte: Datagro
{module Leia Também}